Filme - Gravidade

06/08/2014 12:21

Em Gravidade, Matt Kowalski (George Clooney) é um astronauta experiente que está em missão de conserto ao telescópio Hubble com a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock). Ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo.

O acidente faz com que sejam jogados no espaço sideral. Sem qualquer apoio da base terrestre da NASA, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana. Fonte: http:www.guiadasemana.com.br/cinema/filmes/sinopse/gravidade.

Esse filme serve para você aluno relembrar vários conceitos importantes tanto de química como das demais matérias como física, matemática e biologia, ou seja, ele aborda conceitos das ciências exatas e da naureza.

Fique atento apenas a um detalhe: O astronauta brasileiro Marcos Pontes, em entrevista ao UOL, disse que o acidente mostrado poderia acontecer na vida real, mas que os alguns dos procedimentos a serem tomados seriam diferentes, apontando o filme Apollo 13 como mais preciso. Fonte: http:pt.wikipedia.org/wiki/Gravidade_(filme)

Apesar disso, o filme retrata alguns conceitos que podem ser explorados pelos professores e até mesmo pode levar você aluno a uma reflexão, como por exemplo: a falta/presença de oxigênio ou gás carbônico, o fogo que acontece na estação espacial, o próprio conceito de gravidade e etc. Além disso, você pode fazer uma reflexão e testar seus conhecimentos tentando encontrar e justificar o que os autores não deveriam ter feito, como cita o astronauta brasileiro Marcos Pontes.

Veja o trailer do filme: 

Para ler a crítica de Gravidade, 

—————

Voltar