Previsão sobre aumento da poluição do ar preocupa

 

Por volta de 2050, praticamente todos os habitantes do planeta estarão respirando um ar tão poluído quanto o que hoje se respira no leste asiático. Esta é uma das conclusões do estudo “Efeito das emissões antropogênicas sobre a qualidade do ar se nada for feito” (Effects of business-as-usual anthropogenic emissions on air quality), publicado na última quarta-feira (1) no periódico Atmospheric Chemistry and Physics.

Elaborado por uma equipe internacional de pesquisadores, ligados a grandes centros científicos como o Instituto Max Planck, o estudo utilizou modelos para estimar as mudanças regionais e globais na qualidade do ar nas próximas décadas. O cenário trabalhado assume que tanto a população quanto o crescimento econômico determinarão o consumo de energia e alimentos e, consequentemente, a quantidade de poluição.

O estudo considera que não serão implementadas novas regras para limitar as emissões além daquelas que já estão em vigor desde 2005, o que representa uma visão pessimista, mas plausível.

“Atualmente, as negociações climáticas pós-Quioto seguem devagar e é incerto o quanto as políticas para qualidade do ar avançarão globalmente”, explicou a coautora Greet Janssens-Maenhout, do Centro de Pesquisas Conjuntas da Comissão Europeia.

Este é o primeiro estudo a incluir todos os cinco maiores poluentes que reconhecidamente prejudicam a saúde humana: microparticulados (PM 2.5), dióxido sulfúrico, ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono. Os pesquisadores levaram em conta tanto as emissões humanas quanto as que ocorrem naturalmente, como poeira de desertos ou emissões vulcânicas.

Segundo a análise, a poluição do ar vai aumentar em todas as regiões, mas em menor quantidade na Europa e na América do Norte devido às políticas de mitigação já em vigor.

A área que mais sofrerá é o leste asiático, que em 2050 estará exposto a níveis elevados de poluentes como o dióxido de nitrogênio, dióxido sulfúrico e microparticulados. O Oriente Médio e o norte da África também se destacam negativamente.

O norte da Índia e o Golfo Árabe sofrerão com um grande aumento dos níveis de ozônio e o sul da África com o dióxido sulfúrico.

A melhor qualidade do ar mundial é prevista para a América do Sul, entretanto, mesmo esta região verá a poluição ficando gradualmente pior.

Analisando as dificuldades de colocar em prática novas leis que limitem as emissões, Greet Janssens-Maenhout destacou o paradoxo que dificulta ter esperança em um futuro mais limpo. “Nas regiões com crescimento econômico, implementar medidas de redução de emissões é pouco conveniente porque o desenvolvimento de alguns setores agora que está despertando. Já nos países que estão sofrendo com a crise econômica, estas mesmas medidas são consideradas caras e indesejáveis.”

Leia o estudo (inglês)

* Publicado originalmente no site CarbonoBrasil.

Publicado em: 06/08/2012 no site: https://www.envolverde.com.br/noticias/previsao-sobre-aumento-da-poluicao-do-ar-preocupa/?utm_source=CRM&utm_medium=cpc&utm_campaign=06


Tópico: Previsão sobre aumento da poluição do ar preocupa

Data: 02/06/2015

De: Italo e Paulo

Assunto: Previsão sobre aumento de poluição

Podemos dizer que isso é realmente preocupante, pois ela pode causar várias doenças aos seres humanos e também contribui extremamente para a poluição do planeta e o aquecimento global.
Medidas drásticas devem ser tomadas para no futuro possível vivermos em um mundo totalmente "limpo"

Responder

—————

Data: 02/06/2015

De: Mateus, Giovanna e Lays

Assunto: Previsão sobre aumento da poluição do ar preocupa

É um estudo bastante importante e diferente , ele inclui os cinco maiores poluentes que reconhecidamente prejudicam a saúde humana , informam os fatores prejudiciais e importantes pra nosso conhecimento do dia-a-dia .

Responder

—————

Data: 02/06/2015

De: Renata, Victor Bernardes e vitor Marques

Assunto: poluição

É um texto bastante realista, que se trata do nosso futuro em relação a poluição, lendo ele nos fica evidente que medidas precisam ser tomadas, ou ate em 2050 respiraremos um ar muito poluente, o texto também diz muito sobre o efeito das grandes empresas e que infelizmente nenhuma medida vem sendo tomada.

Responder

—————

Data: 02/06/2015

De: victoria e lucilia

Assunto: Previsão sobre aumento da poluição do ar preocupa

pode dizer, Segundo a análise, a poluição do ar vai aumentar em todas as regiões, mas em menor quantidade na Europa e na América do Norte

que em 2050 estará exposto a níveis elevados de poluentes como o dióxido de nitrogênio, dióxido sulfúrico e microparticulados.

Responder

—————

Data: 02/06/2015

De: Augusto

Assunto: Previsão sobre aumento da poluição do ar preocupa

Muito interessante pois em 2050 grande parte do mundo estará respirando ar poluído por consequência da poluição industrial e também a poluição domestica, e dificultara a vida humana.

Responder

—————

Data: 02/06/2015

De: Fernanda Gomes, Gabriela Xavier, João Marcus

Assunto: Previsão sobre aumento da poluição do preocupa

Com as pesquisas, foi constatado que o ar respirado em 2015 estará próximo ao que está hoje no leste asiático e o problema é que não serão implementadas novas regras para parar as emissões de poluentes.

Responder

—————

Data: 31/05/2015

De: Vinní Rodrigues =gomes kkk

Assunto: Previsão sobre aumento da poluição do ar preocupa e pahh

Até 2050 , principalmente em razão da maior demanda de energia e do crescimento econômico nos grandes países emergentes praticamente todos estarão respirando o ar poluído .
Os poluentes como microparticulados (PM 2.5), dióxido sulfúrico, ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono .. São uns dos mais prejudiciais .. ^^

Responder

—————

Data: 30/05/2015

De: Mirella Elias

Assunto: Previsão sobre aumento da poluição do ar preocupa

Muito interessante, pois os pesquisadores concluem que em 2050, quase todos estarão respirando um ar muito poluído. E que a América do Sul, apesar de ser a região com melhor qualidade do ar, também sentirá a poluição pior.

Responder

—————