Previsão sobre aumento da poluição do ar preocupa

 

Por volta de 2050, praticamente todos os habitantes do planeta estarão respirando um ar tão poluído quanto o que hoje se respira no leste asiático. Esta é uma das conclusões do estudo “Efeito das emissões antropogênicas sobre a qualidade do ar se nada for feito” (Effects of business-as-usual anthropogenic emissions on air quality), publicado na última quarta-feira (1) no periódico Atmospheric Chemistry and Physics.

Elaborado por uma equipe internacional de pesquisadores, ligados a grandes centros científicos como o Instituto Max Planck, o estudo utilizou modelos para estimar as mudanças regionais e globais na qualidade do ar nas próximas décadas. O cenário trabalhado assume que tanto a população quanto o crescimento econômico determinarão o consumo de energia e alimentos e, consequentemente, a quantidade de poluição.

O estudo considera que não serão implementadas novas regras para limitar as emissões além daquelas que já estão em vigor desde 2005, o que representa uma visão pessimista, mas plausível.

“Atualmente, as negociações climáticas pós-Quioto seguem devagar e é incerto o quanto as políticas para qualidade do ar avançarão globalmente”, explicou a coautora Greet Janssens-Maenhout, do Centro de Pesquisas Conjuntas da Comissão Europeia.

Este é o primeiro estudo a incluir todos os cinco maiores poluentes que reconhecidamente prejudicam a saúde humana: microparticulados (PM 2.5), dióxido sulfúrico, ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono. Os pesquisadores levaram em conta tanto as emissões humanas quanto as que ocorrem naturalmente, como poeira de desertos ou emissões vulcânicas.

Segundo a análise, a poluição do ar vai aumentar em todas as regiões, mas em menor quantidade na Europa e na América do Norte devido às políticas de mitigação já em vigor.

A área que mais sofrerá é o leste asiático, que em 2050 estará exposto a níveis elevados de poluentes como o dióxido de nitrogênio, dióxido sulfúrico e microparticulados. O Oriente Médio e o norte da África também se destacam negativamente.

O norte da Índia e o Golfo Árabe sofrerão com um grande aumento dos níveis de ozônio e o sul da África com o dióxido sulfúrico.

A melhor qualidade do ar mundial é prevista para a América do Sul, entretanto, mesmo esta região verá a poluição ficando gradualmente pior.

Analisando as dificuldades de colocar em prática novas leis que limitem as emissões, Greet Janssens-Maenhout destacou o paradoxo que dificulta ter esperança em um futuro mais limpo. “Nas regiões com crescimento econômico, implementar medidas de redução de emissões é pouco conveniente porque o desenvolvimento de alguns setores agora que está despertando. Já nos países que estão sofrendo com a crise econômica, estas mesmas medidas são consideradas caras e indesejáveis.”

Leia o estudo (inglês)

* Publicado originalmente no site CarbonoBrasil.

Publicado em: 06/08/2012 no site: https://www.envolverde.com.br/noticias/previsao-sobre-aumento-da-poluicao-do-ar-preocupa/?utm_source=CRM&utm_medium=cpc&utm_campaign=06


Tópico: Previsão sobre aumento da poluição do ar preocupa

Data: 03/06/2015

De: Victor Azevedo

Assunto: Previsão sobre aumento de poluição.

Nunca poluímos tanto quanto agora. Segundo dados divulgados em setembro de 2014, a quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera bateu recorde em 2013.

Responder

—————

Data: 02/06/2015

De: MARCIA LUIZA E MARCELO ANTONIO

Assunto: PREVISAO SOBRE O AUMENTO DA POLUIÇAO PREOCUPA

ESSA NOTICIANOS TRAS QUE REALMENTE DEVEMOS PESAR NA CONCIENCIA URGENTEMENTE QUE O AR QUE POLUIMOS NO NOSSO PLANETA E O AR QUE RESPIRAMOS E DEPENDEMOS DELE POLUIMOS COM LIXO NA AREA DE INDUSTRIALIZAÇAO SOLTAMOS GASES POLUENTES NA ATMOSFERA E AS QUEEIMAS QUE PROVOCAMOS ENTAO GENTE SE ISSO UM DIA ACABAR NAO TEREMOS NEM AR DEREITO PARA RESPIRAR PENSE NO NOSSO FUTURO!!!!!!!!!!!

Responder

—————

Data: 02/06/2015

De: Henrique G., Camila e Bruna

Assunto: Previsão da poluição do ar

Em parte não concordamos com a estimativa de 2050. Pensamos que a previsão está atrasada, pois o aumento tanto populacional quanto industrial estão aumentando muito ao decorrer dos anos. Assim, todos os países deveriam ser ajudar, pois a Europa e a América do Norte possuem um amplo conhecimento nessa área ambiental. Contudo, futuramente, se pensamos em continuar a viver devemos olhar com muito esmero em relação a poluição do ar.

Responder

—————

Data: 02/06/2015

De: Andresa Souza & Eduarda Suzano

Assunto: Previsão sobre aumento da poluição do ar preocupa

Essa noticia esta mostrando para nos que o ar esta cada vez mais poluído por causa de nossas ações, até na América do Sul onde a qualidade do ar é melhor chegará em um certo momento que ele também estará em um estado grave, prejudicando muito a saúde humana. Temos que correr atras do prejuízo antes que seja tarde demais. O ar é nossa principal fonte de vida. Beijos, me liga . s2

Responder

—————

Data: 02/06/2015

De: Laiane Araújo e Gabriela Melo

Assunto: Previsão sobre aumento da poluição do ar preocupa

O texto é muito interessante, e relata fatos sobre um futuro próximo. Ele mostra as dificuldades dos países em criar políticas contra a poluição. Também relata as regiões com maiores e menores índices de poluição.

Responder

—————

Data: 02/06/2015

De: Gabriel e Victor A

Assunto: 203

Ate em 2050 respiraremos um ar muito poluente, o texto também diz muito sobre o efeito das grandes empresas e que infelizmente nenhuma medida vem sendo tomada
''dióxido sulfúrico, ozônio, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono ,São uns dos mais prejudiciais''

Responder

—————

Data: 02/06/2015

De: Jordhan doidão

Assunto: Previsão sobre o aumento da poluição do preocupa

Estamos passando sobre uma crise , os habitantes já estão se manisfestando sobre o ar poluo que encomoda !
devemos nos precaver antes que seja tarde demais !

Responder

—————

Data: 02/06/2015

De: Raul Silva

Assunto: Previsão sobre aumento da poluição do ar preocupa


Hoje o índice de poluição do ar esta extremamente alta, pois como sua consequência sera a falta de ar ''descontaminado'' sera a minoria em meio a tanta poluição ou seja teremos que comprar o nosso pro pio ar para conseguirmos sobreviver em meio a poluição.

Responder

—————

Data: 02/06/2015

De: Ana Luisa Veludo e Fabiana Mateus

Assunto: Previsão sobre aumento da poluição do ar preocupa

Concluímos que daqui alguns anos, o planeta estará muito poluído. Apesar dos avisos, muitas pessoas não dão ouvido ao que os pesquisadores nos alertam. E com isso, será muito difícil viver nos próximos anos.

Responder

—————

Data: 02/06/2015

De: Northon

Assunto: Previsão sobre aumento da poluição do ar preocupa

A noticia nos mostra que a cada dia que passa o ser humano polui cada vez mais o meio em que vive ,e precisamos melhorar nossos hábitos .

Responder

—————