Previsão sobre aumento da poluição do ar preocupa

Os modelos matemáticos do aquecimento global são meros exercícios acadêmicos. Reduzir emissões é condenar os países subdesenvolvidos à pobreza

Um resfriamento global, com mais invernos rigorosos e má distribuição de chuvas, é esperado nos próximos 20 anos, em vez do aquecimento global antropogênico (AGA) alardeado pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

O AGA é uma hipótese sem base científica sólida. As suas projeções do clima, feitas com modelos matemáticos, são meros exercícios acadêmicos, inúteis quanto ao planejamento do desenvolvimento global.

Seu pilar básico é a intensificação do efeito estufa pelas ações humanas emissoras de dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4), por meio da queima de combustíveis fósseis e de florestas tropicais, das atividades agrícolas e da pecuária ruminante.

Porém, o efeito estufa jamais foi comprovado, nem sequer é mencionado nos textos de física. Ao contrário, há mais de cem anos o físico Robert W. Wood demonstrou que seu conceito é falso. As temperaturas já estiveram mais altas com concentrações de CO2 inferiores às atuais. Por exemplo, entre 1925 e 1946 o Ártico, em particular, registrou aumento de 4°C com CO2 inferior a 300 ppmv (partes por milhão em volume). Hoje, a concentração é de 390 ppmv.

Após a Segunda Guerra, quando as emissões aumentaram significativamente, a temperatura global diminuiu até a metade dos anos 1970.

Ou seja, é obvio que o CO2 não controla o clima global. Reduzir as emissões, a um custo enorme para a sociedade, não terá impacto no clima. Como mais de 80% da matriz energética global depende de combustíveis fósseis, reduzir emissões significa reduzir a geração de energia e condenar países subdesenvolvidos à pobreza eterna, aumentando as desigualdades sociais no planeta.

Essa foi, em essência, a mensagem central da carta aberta entregue à presidenta Dilma Rousseff antes da Rio+20 -assinada por 18 cientistas brasileiros, eu inclusive.

A trama do AGA não é novidade e seguiu a mesma receita da suposta destruição da camada de ozônio (O3) pelos clorofluorcarbonos (CFC) nos anos 1970 e 1980.

Criaram a hipótese que moléculas de CFC, cinco a sete vezes mais pesadas que o ar, subiam a mais de 40 km de altitude, onde ocorre a formação de O3. Cada átomo de cloro liberado destruiria milhares de moléculas de O3, reduzindo a sua concentração e permitindo a maior entrada de radiação ultravioleta na Terra, o que aumentaria os casos de câncer de pele e eliminaria milhares de espécies de seres vivos.

Reuniões com cientistas, inclusive de países subdesenvolvidos, foram feitas para dar um caráter pseudocientífico ao problema inexistente, foi criado o Painel de Tendência de Ozônio no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e foi elaborado o Protocolo de Montreal (1987), assinado pelos países subdesenvolvidos sob ameaças de sanções econômicas. O Brasil também assinou, para ter sua dívida externa renovada.

Em 1995, os autores das equações químicas que alegadamente destruíam o O3 receberam o Nobel de Química. Porém, em 2007 cientistas do Jet Propulsion Laboratory da NASA demonstraram que as suas equações não ocorrem nas condições da estratosfera antártica e que não são a causa da destruição do ozônio.

O AGA seguiu os mesmos passos, com reuniões científicas, a criação do IPCC, o Protocolo de Kyoto e o Nobel (da Paz?) para o IPCC e Al Gore.

Fonte: MOLION, L. C. B. Mudanças climáticas e governança global.  Folha de São Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/57751-mudancas-climaticas-e-governanca-global.shtml#_=_> . Acessado dia 07/04/2015

 


O que é efeito estufa? O que você achou do texto em relação ao tema? O que foi a RIO+20?

Data: 04/05/2015

De: PROFº DANILO

Assunto: FÓRUM ENCERRADO

FÓRUM ENCERRADO

Responder

—————

Data: 04/05/2015

De: jonathan

Assunto: efeito estufa

Efeito Estufa é um mecanismo natural do planeta Terra para possibilitar a manutenção da temperatura numa média de 15ºC, ideal para o equilíbrio de grande parte das formas de vida em nosso planeta.A Rio + 20 é um evento onde governantes e membros da sociedade civil se reunirão para discutir como podemos transformar o planeta em um lugar melhor para viver.

Responder

—————

Data: 03/05/2015

De: Thalita Rosa

Assunto: Efeito Estufa

1-É um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra, com a intervenção do homem sobre a natureza, esse fenômeno está aumentando e deixando o nosso planeta cada vez mais quente.
2-O texto retrata várias informações sobre o efeito estufa, principalmente que não é causado pelo CO2.
3-Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho de 2012. Participaram líderes dos 193 países que fazem parte da ONU.

Responder

—————

Data: 02/05/2015

De: Stephani Santana

Assunto: Efeito estufa

1-Efeito estufa é um fenômeno natural que aquece a Terra,mantendo-a em condições boas para nossa sobrevivência. 2-A anos os cientistas falam que gás carbônico emitido em grandes quantidades,aumenta a temperatura terrestre.E esse texto traz outras pesquisas que dizem o contrario;que o clima ficará cada vez mais frio. 3-Foi uma conferência no Rio de Janeiro para discutir o desenvolvimento sustentável dos países.

Responder

—————

Data: 02/05/2015

De: Rafaella Lemos

Assunto: Efeito Estufa

1- O efeito estufa é um processo físico que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, parte do calor é irradiado de volta para a superfície, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido e, assim, garantir a manutenção da vida.
2- O texto retrata algumas informações úteis sobre o efeito estufa.
3- O RIO+20 foi uma conferência realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 na cidade brasileira do Rio de Janeiro, cujo objetivo era discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável. Nessa conferência participaram 193 países.

Responder

—————

Data: 02/05/2015

De: Bárbara Coelho Torquato

Assunto: Efeito Estufa

1- O efeito estufa é um processo físico que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, parte do calor é irradiado de volta para a superfície,não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido e, assim, garantir a manutenção da vida.
2- O texto mostra que o efeito estufa não é causado pelo CO2 e também retrata outros problemas.
3- O Rio+20 foi o nome da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho de 2012. Participaram líderes dos 193 países que fazem parte da ONU.O principal objetivo da Rio+20 foi renovar e reafirmar a participação dos líderes dos países com relação ao desenvolvimento sustentável no planeta Terra. Foi, portanto, uma segunda etapa da Cúpula da Terra (ECO-92) que ocorreu há 20 anos na cidade do Rio de Janeiro.

Responder

—————

Data: 29/04/2015

De: Marco Túlio De Oliveira Chaves

Assunto: Efeito Estufa

Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra.Achei interessante e aprendi mais sobre o efeito estufa.foi uma conferência realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 na cidade brasileira do Rio de Janeiro, cujo objetivo era discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.

Responder

—————

Data: 29/04/2015

De: Carolina Sousa Almeida

Assunto: Efeito Estufa

Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra. Mantém a temperatura do planeta em condições ideais de sobrevivência. Sem ele, a Terra seria muito fria, dificultando o desenvolvimento das espécies.
O texto acima mostra que o efeito estufa não é causado pelo co2, assim como a camada de ozônio não é destruída pelos CFC.
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), conhecida também como Rio+20, foi uma conferência realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 na cidade brasileira do Rio de Janeiro, cujo objetivo era discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.

Responder

—————

Data: 29/04/2015

De: Marco Túlio De Oliveira Chaves

Assunto: Re:Efeito Estufa

Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra.Achei interessante e aprendi mais sobre o efeito estufa.foi uma conferência realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 na cidade brasileira do Rio de Janeiro, cujo objetivo era discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.

Responder

—————

Data: 29/04/2015

De: Giovanna Gonçalves Silvestre

Assunto: Efeito Estufa

1-Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra,sem ele a Terra seria muito fria.
2-Achei interessante por saber que o CO nao é o causador do Efeito Estufa, e que o texto tambem mostra os problemas que isto esta trazendo.
3-RIO+20 é o nome da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.Seu principal objetivo era renovar e reafirmar a participação dos lideres dos países com relação ao Desenvolvimento Sustentável no planeta Terra.

Responder

—————





Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!