Rio quer reduzir emissão de gases de efeito estufa em 20% até 2020

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou hoje (18) que até 2020 a capital fluminense vai reduzir em 2,3 milhões de toneladas as emissões de gases de efeito estufa, o equivalente a 20% das emissões do município em 2005. A meta faz parte do Plano de Baixo Carbono do Rio de Janeiro, em uma parceria com o Banco Mundial. Paes aconselhou os municípios de todo o mundo a serem mais ousados e não esperar decisões dos governos nacionais para promoverem o desenvolvimento sustentável.

“Nossa meta é reduzir os gases de efeito estufa em 20% até 2020. Ainda temos uma redução de 12% a cumprir e é importante que essas iniciativas locais comecem a acontecer. Não podemos usar sempre a desculpa de que os chefes de Estado não chegaram a um consenso para não fazer nada.”

Paes criticou o fato de a cidade do Rio ter mantido, 20 anos depois de abrigar a Rio92, o Lixão de Gramacho – fechado no início do mês– e metade de seu território sem saneamento básico. “Não adianta ficar apontando o dedo para o presidente e culpá-lo pelo que não foi feito. Precisamos ser referência de sustentabilidade”, declarou o prefeito.

O investimento será de cerca de US$ 1 milhão e irá promover projetos de baixo carbono, além do monitoramento e da quantificação das reduções propostas. Dentre as ações, o programa prevê os monitoramentos do programa de reflorestamento de 1.300 hectares de áreas degradadas até 2016 e a expansão de ciclovias e do programas de aluguel de bicicletas como forma alternativa de meio de transporte. Com aproximadamente 6 milhões de habitantes, a maior fonte de poluição do Rio vem das emissões de veículos motorizados que respondem por cerca de 45% das emissões totais da cidade.

Paes anunciou ainda que, por meio de um programa implementado em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a cidade, que hoje recicla apenas 1% de todo o lixo que produz, deve alcançar o percentual de 25% de reciclagem de resíduos com a ajuda de separadores de lixo. O investimentos será de aproximadamente R$ 50 milhões.

O vice-presidente do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe, Hasan Tuluy, informou que pretende expandir o programa para outras cidades da América Latina. “A urbanização e as mudanças climáticas são as maiores urgências no mundo hoje. Em 2030, mais de 5 bilhões de pessoas vão viver em cidades. O momento de agir é agora e temos, com esse programa, uma grande chance de tornar as cidades mais limpas, mais eficientes e inclusivas socialmente”, comentou Tuluy, que lembrou que as cidades são responsáveis por 70% das emissões de gases de efeito estufa.

 

Edição: Lílian Beraldo

Fonte: Agência Brasil18/06/2012 

 


O que são gases do efeito estufa? O que você achou do texto? Você concorda com a opinião do prefeito? Justifique

Data: 22/04/2015

De: Gabriel Cristiano

Assunto: Redução em 20% a emissão de gases de efeito estufa.

Os gases do efeito estufa são aqueles que dificultam ou impedem a dispersão para o espaço da radiação solar que é refletida pela Terra. Grande parte destes gases é produzida pelos seres humanos em diversas atividades, principalmente pela queima de combustíveis fósseis, atividades industriais e queimadas de florestas.Apresenta bastantes ideias que podem ajudar a natureza.Concordo plenamente,pois esse projeto pode salvar o mundo se todas nações fizessem isso o mundo iria melhorar com certeza

Responder

—————

Data: 27/04/2015

De: Guilherme Gouvêa

Assunto: Re:Redução em 20% a emissão de gases de efeito estufa.

Gases do efeito estufa são os gases que tornam difícil a dispersão dos raios infravermelhos refletidos pela Terra. O prefeito tomou uma excelente decisão afinal se querem mudar o mundo não devemos esperar ninguém mandar e foi simplesmente oque ele fez . Que possamos seguir esse grande exemplo também!

Responder

—————

Data: 22/04/2015

De: Taynara Ferreira Rosa

Assunto: 20% será a redução do gás estufa até 2020

Resposta 1- Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra. É imprescindível para manter a temperatura do planeta em condições ideais de sobrevivência. Os principais gases que provocam esse fenômeno são dióxido de carbono, óxido nitroso,metano,cloro-fluor-carboneto.

Resposta 2- Um texto Bastante elaborado com ideias criativas.

Resposta 3- Foi sabia a opinião do prefeito do Rio de Janeiro na ocasião, realmente os outros municípios deveriam ter a mesma iniciativa criando métodos para a redução do efeito estufa, não esperando as decisões dos governantes para o desenvolvimento sustentável; não tendo como desculpa que os chefes de Estado nunca chegaram a um consenso para não fazer nada.

Responder

—————

Data: 21/04/2015

De: Esther Giovanna

Assunto: redução em 20% a emissão de gases de efeito estufa.

São substâncias gasosas que absorvem parte da radiação infra-vermelha, emitida principalmente pela superfície terrestre, e dificultam seu escape para o espaço. Isso impede que ocorra uma perda demasiada de calor para o espaço, mantendo a Terra aquecida.Em excesso, o efeito estufa causa um superaquecimento, provocando consequências desastrosas.
O texto ficou muito interessante e elaborado, mostra que existem pessoas lutando por um mundo mais saudável independente dos obstáculos impostos pelo governo.
Estou de acordo com o prefeito do Rio de Janeiro e acredito que providencias assim deveriam ser tomadas com mais frequência.

Responder

—————

Data: 20/04/2015

De: Paulo Sérgio Costa Magalhães

Assunto: Redução em 20% a emissão de gases de efeito estufa.

são gases que absorvem parte da radiação infra-vermelha, emitida principalmente pela superfície terrestre, e dificultam seu escape para o espaço. Isso impede que ocorra uma perda demasiada de calor para o espaço, mantendo a Terra aquecida , achei o texto legal pois demonstra a nós que , o governo esta tomando providências , pois futuramente o mundo precisará dessas providências.

Responder

—————

Data: 13/04/2015

De: Victoria Medeiros de Matos 102

Assunto: Redução em 20% a emissão de gases do efeito estufa.

Os gases do efeito estufa são oriundos, principalmente, da queima de combustíveis fósseis e o desmatamento. Em excesso, o efeito estufa causa um superaquecimento, provocando consequências desastrosas, como o derretimento de parte das calotas polares; mudanças climáticas; elevação do nível dos oceanos; maior incidência de fenômenos como furacões, tufões, ciclones; secas; extinção de espécies; destruição de ecossistemas e ondas de calor.
O texto ficou informativo, pois nos mostrou o que o governo está fazendo pra melhoria do nosso país e que ainda tem gente que se preocupa com o futuro.
Concordo com o prefeito, pois se esperarmos a ação do governo nacional do nosso país será tarde de mais. Se cada cidade tivesse a mesma consciência, nosso país seria, com certeza, uma nação melhor e de governo mais preocupado com a condição do ar que respiramos e do mundo em que vivemos!

Responder

—————

Data: 10/04/2015

De: Abimael Castilho Ferreira

Assunto: Redução em 20% a emissão de gases de efeito estufa.

Os gases do efeito estufa são aqueles que dificultam ou impedem a dispersão para o espaço da radiação solar que é refletida pela Terra.Foi um texto bem elaborado e super informativo , pois mostrou a divergência das opiniões sobre o tema e as ações tomadas e as opiniões do prefeito Eduardo Paes.Concordo totalmente com a decisão tomada pelo prefeito do Rio de Janeiro , pois se não tomarmos uma atitude o governo nunca tomará , temos que acordar agora enqunto ainda há tempo de reverter a situação.

Responder

—————