Biocombustíveis

A fabricação de biocombustíveis é uma alternativa para o problema ambiental?

Tópico: Biocombustíveis

Data: 05/09/2014

De: Maria Eduarda P.

Assunto: Defesa

Os biocombustíveis tem muitas desvantagens mas fortalecem economia e reduzem emissão de gases, o que é muito importante. A produção e utilização de biocombustíveis trazem vantagens múltiplas, principalmente devido à redução considerável dos efeitos nocivos ao ambiente, ao contrário de outro tipo de combustíveis. Para além de constituir um valor acrescentado para a economia de qualquer país que enverede pela via da industrialização desse tipo de combustível.

Responder

—————

Data: 05/09/2014

De: Ana Luisa Franciscon

Assunto: Acusação

As constantes emissões dos óxidos de nitrogênio, de dióxido de carbono (CO2), de gás ozônio e de gases de enxofre (responsáveis pelas chuvas ácidas).

Responder

—————

Data: 05/09/2014

De: Fernanda Gomes Andrade

Assunto: Acusação

Estudos apontaram que o uso do biocombustível aumenta a emissão de óxidos de nitrogênio, principal componente do "smog" das grandes cidades, responsável pela baixa qualidade do ar e causador de doenças respiratórias como bronquite e asma.

Responder

—————

Data: 05/09/2014

De: Gabriela Ferreira

Assunto: Acusação (vale à pena ler essa, muito interessante)

Todo dia 820 milhões de pessoas passam fome enquanto os preços dos alimentos aumentam pelo mundo todo – do México ao Marrocos. O que isso tem a ver com os biocombustíveis? A terra que deveria produzir alimentos para seres humanos está sendo substituída para produzir comida para automóveis.
Os biocombustíveis deveriam ser uma alternativa para o consumo do petróleo, recurso não renovável, poluidor e motivador de conflitos sociais pelo mundo. Porém temos que ter cuidado para que a solução não se torne o problema. Com os fortes incentivos governamentais, o crescimento desenfreado da produção de biocombustíveis está trazendo graves conseqüências sociais e ambientais como o desmatamento, a monocultura, grande emissão de carbono e o aumento do preço dos alimentos.

Com tanta desigualdade no mundo a troca pode ser cruel: o tanque de um veículo grande utilitário consome uma quantidade de milho suficiente para alimentar uma pessoa por UM ANO! Como resultado a monocultura se alastra pelo Brasil, florestas são desmatadas na Indonésia e as reservas de grãos pelo mundo estão baixando de forma alarmante. Os países ricos colocam sua etiqueta "ecológica" às custas do prejuízo ambiental e social do cone sul, e as multinacinoais continuam a encher os bolsos.

Responder

—————

Data: 04/09/2014

De: Italo

Assunto: Biocombustivel

A crescente dependência humana de energia aliada a escassez dos
combustíveis fósseis bem como o agravamento dos problemas ambientais
causados pela emissão de gases tóxicos na natureza tem como
conseqüência o aumento da demanda por fontes reenováveis de energia.
Diante desse contexto, surge a necessidade de buscar-se inovações
tecnológicas. O artigo em questão objetiva alertar para os benefícios
sociais, ambientais e econômicos proporcionados pelo processo de
industrialização do biodiesel por transesterificação a partir de óleos
residuais de frituras por imersão; e ao mesmo tempo colaborar para o
esclarecimento da sociedade com relação aos problemas ambientais
decorrentes do descarte incorreto desses resíduos no meio ambiente. O
modelo de Gestão Ambiental aqui proposto tem como finalidade a redução
de impactos ambientais e a promoção do desenvolvimento sustentável da
localidade onde o mesmo for desenvolvido.

Responder

—————

Data: 04/09/2014

De: Italo

Assunto: Biocombustivel

oq o uso do biocombustivel pode trazer para a humandade?

Responder

—————

Data: 04/09/2014

De: Thiago Silva Ferreira

Assunto: Defesa

Apesar de todas as desvantagens citadas o Biocombustível tem muito mais vantagens do que desvantagens:
- Possibilita o fechamento do ciclo do carbono (CO2), contribuindo para a estabilização da concentração desse gás na atmosfera (isso contribui para frear o aquecimento global);
- No caso específico do Brasil, há grande área para cultivo de plantas que podem ser usadas para a produção de biocombustíveis;
- Geração de emprego e renda no campo (isso evita o inchaço das cidades);
- Menor investimento financeiro em pesquisas (as pesquisas de prospecção de petróleo são muito dispendiosas);
- O biodiesel substitui bem o óleo diesel sem necessidade de ajustes no motor;
- Redução do lixo no planeta (pode ser usado para produção de biocombustível);
- Manuseio e armazenamento mais seguros que os combustíveis fósseis.

Responder

—————

Data: 04/09/2014

De: Ana Luisa Veludo

Assunto: Acusação

Apesar das vantagens apontadas, a utilização de biocombustíveis é um tema controverso,por causa da poluição provocada pelas culturas intensivas, ao elevado consumo de água e à perda da diversidade biológica e dos habitats alimentares. Existe ainda o receio de que a utilização das culturas para produção de biocombustíveis venha a provocar a falta e o consequente aumento do preço dos produtos agro-alimentares.
Além disso, muitas das terras utilizadas para o cultivo das plantas eram anteriormente regiões com grande capacidade de absorção de CO2, como é o caso das florestas tropicais. Para ter uma ideia da extensão e do impacto dos efeitos perversos dos biocombustíveis, basta analisar a desflorestação da América Central e da Ásia.



Responder

—————

Data: 04/09/2014

De: Tayná Borges Albuquerque

Assunto: Defesa

A importância de se introduzir o biodiesel na nossa matriz energética é baseada em fatores econômicos, sociais e ambientais. O fator econômico é uma alternativa concreta para o consumo interno e diminuição da nossa dependência do mercado de petróleo. O fator social tem importância pela sua geração de empregos e manutenção do homem no campo. Por fim, ambientalmente temos um sistema que devolve à atmosfera aquilo que a planta retirou no momento do seu crescimento. Assim, é estabelecido um ciclo fechado de carbono, pois a planta absorve o CO2 enquanto cresce, e este é liberado quando ocorre a queima do biodiesel no motor.
Para o Brasil, a produção de biodiesel é uma oportunidade tecnológica e estratégica que permitirá crescimento econômico em vários sentidos .

Responder

—————

Data: 03/09/2014

De: Lucília Beatriz

Assunto: Acusação

A produção de biocombustíveis tem diminuído a produção de alimentos no mundo. Buscando lucros maiores, muitos agricultores preferem produzir milho, soja, canola e cana-de-açúcar para transformar em biocombustível.

Mesmo com a comercialização destes produtos o biocombustível afeta os seres humanos (sendo lucrativamente ou na sustentabilidade).
Como que um biocombustível pode ser tão benéfico a natureza, a ponto de tirar o lucro e o sustento de milhares de pessoas?

Responder

—————





Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!