Rio quer reduzir emissão de gases de efeito estufa em 20% até 2020

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou hoje (18) que até 2020 a capital fluminense vai reduzir em 2,3 milhões de toneladas as emissões de gases de efeito estufa, o equivalente a 20% das emissões do município em 2005. A meta faz parte do Plano de Baixo Carbono do Rio de Janeiro, em uma parceria com o Banco Mundial. Paes aconselhou os municípios de todo o mundo a serem mais ousados e não esperar decisões dos governos nacionais para promoverem o desenvolvimento sustentável.

“Nossa meta é reduzir os gases de efeito estufa em 20% até 2020. Ainda temos uma redução de 12% a cumprir e é importante que essas iniciativas locais comecem a acontecer. Não podemos usar sempre a desculpa de que os chefes de Estado não chegaram a um consenso para não fazer nada.”

Paes criticou o fato de a cidade do Rio ter mantido, 20 anos depois de abrigar a Rio92, o Lixão de Gramacho – fechado no início do mês– e metade de seu território sem saneamento básico. “Não adianta ficar apontando o dedo para o presidente e culpá-lo pelo que não foi feito. Precisamos ser referência de sustentabilidade”, declarou o prefeito.

O investimento será de cerca de US$ 1 milhão e irá promover projetos de baixo carbono, além do monitoramento e da quantificação das reduções propostas. Dentre as ações, o programa prevê os monitoramentos do programa de reflorestamento de 1.300 hectares de áreas degradadas até 2016 e a expansão de ciclovias e do programas de aluguel de bicicletas como forma alternativa de meio de transporte. Com aproximadamente 6 milhões de habitantes, a maior fonte de poluição do Rio vem das emissões de veículos motorizados que respondem por cerca de 45% das emissões totais da cidade.

Paes anunciou ainda que, por meio de um programa implementado em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a cidade, que hoje recicla apenas 1% de todo o lixo que produz, deve alcançar o percentual de 25% de reciclagem de resíduos com a ajuda de separadores de lixo. O investimentos será de aproximadamente R$ 50 milhões.

O vice-presidente do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe, Hasan Tuluy, informou que pretende expandir o programa para outras cidades da América Latina. “A urbanização e as mudanças climáticas são as maiores urgências no mundo hoje. Em 2030, mais de 5 bilhões de pessoas vão viver em cidades. O momento de agir é agora e temos, com esse programa, uma grande chance de tornar as cidades mais limpas, mais eficientes e inclusivas socialmente”, comentou Tuluy, que lembrou que as cidades são responsáveis por 70% das emissões de gases de efeito estufa.

 

Edição: Lílian Beraldo

Fonte: Agência Brasil18/06/2012 

 


O que são gases do efeito estufa? O que você achou do texto? Você concorda com a opinião do prefeito? Justifique

Data: 04/05/2015

De: PROFº DANILO

Assunto: FÓRUM ENCERRADO

FÓRUM ENCERRADO

Responder

—————

Data: 01/05/2015

De: Igor Fagner Ribeiro Silva

Assunto: Em 2020, será 20% a redução dos gases de efeito estufa.

1-Gases de efeito estufa dificultam ou impedem a dispersão para o espaço da radiação solar qe se reflete pela terra.
2-É um texto muito interessante, bem elaborado. Qe discute um pouco da realidade do nosso mundo e mostra qe ainda existem pessoas lutando por um mundo mais saudável e melhor.
3-Concordo com o prefeito pois ele quer ver a população bem, ele se preocupa com o futuro populacional a preservação do meio ambiente entre outros...

Responder

—————

Data: 01/05/2015

De: Igor Fganer Ribeiro Silva

Assunto: Re:Em 2020, será 20% a redução dos gases de efeito estufa.

Foi publicado no dia 30/04/2015

Responder

—————

Data: 30/04/2015

De: Lucas Mendes

Assunto: redução em 20% a emissão de gases do efeito estufa

1- Os gases do efeito estufa são aqueles que dificultam ou impedem a dispersão para o espaço da radiação solar que é refletida pela Terra.
2- Achei muito interessante, fala muito da nossa realidade de hoje em dia.
3- Concordo. Porque fala totalmente da realidade do nosso país, que até a preservação do nosso meio ambiente, depende de um intuito nosso, e não do governo, e ainda mais quando a causa é a sustentabilidade, que nos poderá afetar muito no nosso cotidiano.

Responder

—————

Data: 30/04/2015

De: Hílary Alves 102

Assunto: Redução em 20% a emissão de gases do efeito estufa.

Os gases do efeito estufa são aqueles que dificultam ou impedem a dispersão para o espaço da radiação solar que é refletida pela Terra.
Achei o texto bem informativo e que conscientiza as pessoas, mostra também que há pessoas preocupadas com o futuro e que tomam providências para ele ser melhor.
Concordo com os atos e a opinião do Eduardo Paes, prefeito do Rio se Janeiro, pois ele se preocupa com o futuro do lugar e sua opinião mostra que, além do governo, cada pessoa tem que ajudar com sua parte para reduzir os gases estufa, não se pode ficar esperando outra pessoa ou o governo fazer algo sem fazer a própria parte.

Responder

—————

Data: 30/04/2015

De: lukas gustavo

Assunto: aquecimento global

são gases que absorvem parte da radiação infra-vermelha, emitida principalmente pela superfície terrestre, e dificultam seu escape para o espaço. Isso impede que ocorra uma perda maior de calor para o espaço, mantendo a Terra mais aquecida do que deveria. Achei o texto legal pois demonstra a nós que , o governo esta tomando medidas para reverter essa situação equanto a tempo.

Responder

—————

Data: 30/04/2015

De: Gustavo

Assunto: Reduçao em 20% a emissão de gases de efeito estufa.

Resposta 1 : Os gases do efeito estufa são aqueles que dificultam ou impedem a dispersão para o espaço da radiação solar que é refletida pela Terra.
Resposta 2 : Achei o texto bom , bem informativo e bem interessante , as ações tomadas
Resposta 3 : Concordo com o prefeito pois ele demonstra estar preocupado com a situação de sua cidade , e ele tendo essa atitude mostra que ainda existem pessoas preocupadas com essa situação e inspirando as pessoas a fazerem o mesmo

Responder

—————

Data: 28/04/2015

De: Vitorya Thays Correia Leite 102

Assunto: Redução em 20% a emissão de gases de efeito estufa.

Resposta 1--> são gases que absorvem parte da radiação infra-vermelha ,emitida principalmente pela superfície terrestre ,e dificulta seu escape para o espaço.Isso impede que ocorra uma perda demasiada de calor para o espaço ,mantendo a Terra aquecida.
Resposta 2--> achei o texto bem informativo ,causando curiosidade no leitor apos ler o título,porque isso é realmente o que aconteceu comigo ...
Resposta 3-->concordo porque o prefeito esta tentando ajudar não só si mas a população ao todo e eu acho que sua "gratidão" está ajudando a preservação do planeta e isso sou a favor!

Responder

—————

Data: 28/04/2015

De: Tamara Ingrid

Assunto: Re:Redução em 20% a emissão de gases de efeito estufa.

Resposta 1: Os gases do efeito estufa são aqueles que dificultam ou impedem a dispersão para o espaço da radiação solar que é refletida pela Terra. Grande parte destes gases é produzida pelos seres humanos em diversas atividades, principalmente pela queima de combustíveis fósseis, atividades industriais e queimadas de florestas.
Resposta 2: Achei o texto bem legal, porque fala de uma realidade que está acontecendo no pais.E as pessoas tinham que ler e ter consciência do que elas estão provocando.
Resposta 3: o prefeito esta certo, porque ele quer ver a população do seu estado bem ,e sua familia tambem .

Responder

—————

Data: 22/04/2015

De: Gabriel Cristiano

Assunto: Redução em 20% a emissão de gases de efeito estufa.

Os gases do efeito estufa são aqueles que dificultam ou impedem a dispersão para o espaço da radiação solar que é refletida pela Terra. Grande parte destes gases é produzida pelos seres humanos em diversas atividades, principalmente pela queima de combustíveis fósseis, atividades industriais e queimadas de florestas.Apresenta bastantes ideias que podem ajudar a natureza.Concordo plenamente,pois esse projeto pode salvar o mundo se todas nações fizessem isso o mundo iria melhorar com certeza

Responder

—————





Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!